O QUE NÓS SOMOS? ALMAS? CORPOS?
Ou somos compostos de almas e corpos? Idealistas afirmam que uma pessoa é uma alma; materialistas, que é um corpo; e dualistas, que é um conjunto de alma e corpo.
Pessoas: Humanas e Divinas – Ensaios sobre a natureza e o valor das pessoas apresenta questões que são, ao mesmo tempo, filosóficas e teológicas; para isso, vale-se de argumentos e ferramentas tanto da filosofia como da teologia. Além disso, o livro aborda temas como Trindade, encarnação, identidade, personalidade, fantasmas e o valor moral das pessoas.
Escrito com rigor e clareza pelos principais expoentes da filosofia analÃtica da religião, como Alvin Plantinga, Swinburne, van Inwagen e Hawthorne, Pessoas: Humanas e Divinas traz argumentos bem elaborados sobre a natureza metafÃsica e o valor ético das pessoas. Um debate rico e uma abordagem profunda que levam em conta a autoridade da teologia cristã.
* * * *
Os capÃtulos que compõem Pessoas: Humanas e Divinas são de alta qualidade.
– William R. Carter, Notre Dame Philosophical Reviews
Muitos dos pontos altos na erudição cristã têm sido igualmente parte da filosofia e da teologia. Nenhum dos autores aqui pretenderia ser o próximo Santo Agostinho, Santo Anselmo ou São Tomás de Aquino; nem mesmo o próximo Samuel Clarke, Joseph Butler ou Jonathan Edwards. Mas os artigos desta coleção se assemelham às suas maiores conquistas em pelo menos dois aspectos: os autores levantam questões que são ao mesmo tempo filosóficas e teológicas em natureza, e apelam tanto a considerações filosóficas quanto a considerações teológicas em suas tentativas de responder a elas.
– Dean Zimmerman, professor de filosofia na Universidade Rutgers e diretor do Centro Rutgers de Filosofia da Religião