O final da década de 2020 aproxima-se e, entre a ciberciência decadente, a inteligência artificial omnipresente e uma crise climática alarmante, a Terra continua a descarrilar.
Quando Martha Einkorn fugiu do complexo isolado do seu pai, no Oregon, nunca esperou dar por si a trabalhar para um poderoso magnata dos meios de comunicação social, empenhado em controlar tudo. Agora, está rodeada de empresas imensamente ricas que criam meteorologia privada, análises preditivas e armamento secreto, enquanto profetizam sobre tecnologia. Martha pode ter abandonado o culto, mas se os avisos apocalípticos do sermão de Raposa e Coelho do seu pai — outrora uma parábola para ela — começam a tornar-se realidade, quanto futuro resta ainda?
Do outro lado do mundo, num centro comercial em Singapura, Lai Zhen, uma especialista em sobrevivência famosa na Internet, foge de uma assassina. Está encurralada, desesperada e — o pior de tudo — pode morrer sem nunca saber o que se está a passar. De repente, aparece no seu telemóvel um software extraordinário que lhe diz exatamente como escapar. Quem o criou? Para que serve realmente? E se aqueles que estão por detrás dele a podem salvar do perigo, o que é que querem dela e o que mais sabem sobre o futuro?
Os mundos de Martha e Zhen estão prestes a colidir. Uma cadeia explosiva de acontecimentos é posta em marcha. Enquanto alguns bilionários, seguros da sua própria segurança, conduzem o mundo à destruição, a vontade incessante de Martha e a curiosidade insaciável de Zhen podem conduzir a algo de belo ou ao fim cataclísmico da civilização.Emocionante, hilariante, terno e sempre brilhante, O Futuro desenrola-se a uma velocidade vertiginosa, mostrando como o poder corrompe os poucos que o têm e o que significa fazer-lhes frente.